sábado, 28 de abril de 2012

continuação....3


pág. 3

                 Muito bem obrigado, com a licença de vocês vou ficar de um tamanho razoável para uma boa conversa.
Como estavam no mundo da imaginação isto foi possível num simples pluf e diante dos olhos dos dois
Apareceu um cupim de colete xadrez, um chapéu, uma lupa numa mão e uma trouxa de livros na outra.
                 E então o que vocês dois estavam discutindo ai? Só me meti na conversa quando tocaram no meu nome.
                 É que o coelho da Páscoa quer saber por que ele é o coelho da Páscoa e por que os ovos que dizem que ele entrega são feitos de chocolates?
                 Hum, bom você quer uma versão reduzida ou a versão completa? Bem que não existem dados registrados em livros quando resolveram fazer de você um símbolo da Páscoa.
                 Pode ser a versão reduzida, porque não agüento mais esta minha angustia de não saber a minha origem.
                 Deixa me ver, bem a origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, e ressurreição é renascimento, nada melhor que um coelho para simbolizar a fertilidade e o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna, bem o chocolate só foi introduzido junto só por ser gostoso, altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.
                 É, pois é, acho melhor a versão completa deve ser mais interessante.
                 Com certeza é, bem vou começar pela sua origem é um pouco incerta, mas vamos lá. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida a America por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Outra lenda conta que uma mulher pobre que coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a historia de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
                 Nossa que coisa, sou um símbolo tão antigo assim é?
                 Pois é, chega por aqui ou quer saber mais?
                 Claro que quero saber mais, conte tudo.
                 Bom o outro é o ovo como já te disse que o ovo também simboliza o nascimento, uma nova vida. Os egípcios e persas costumavam tingir os ovos com cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã- Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados as crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, de Virgem Maria e de outras imagens religiosas.
No século XIX, ovos de confeito eram decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro, eram presentes bem populares.
Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou “ninhos” cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios “cestinhos de Páscoa”, enchendo o de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos EUA e outros países as crianças saem na manha de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária
                 Nossa é bem antigo essa historia do ovo.
                 Pois é, mas o do chocolate também é. Você sabe que é “Theobroma”? Pois este é o nome dado pelos gregos ao “alimento dos deuses”, o chocolate “Theobroma cação” é o nome cientifico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa historia toda começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez...

"Era uma vez,outra historia assim vai começar e todos vocês, neste mundo encantando vão sonhar, é só escutar com atenção e viajar nas asas na imaginação e a alegria vai tomar o seu coração. " Música que embalou as historias que li quando era criança.