sábado, 28 de abril de 2012

continuação...4


pág.4

O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal como o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua historia, apenas como uma bebida.
                 Que coisa, alimento dos deuses, eles acreditavam mesmo que existiam deuses, mas que eu saiba só existe um e é o Nosso Deus.- coelho.
                 Pois é, estes povos de antigamente acreditavam em tudo, achavam que as mudanças do clima e tudo mais tinha cada um o seu deus.- Sherlockpim
                 Continue pim, esta ficando interessante a sua historia. - Smilingüido
                 Claro, voltando o que eu estava falando. Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos...
                 O que é afrodisíaco?- coelho
                 Você gosta de questionar tudo hein.
                 É que eu sou muito curioso, só isso.
                 Isso é bom, foi assim que virei um detetive da historia.
                 Daí o seu nome de Sherlockpim, você se inspirou no Sherlock Homes.- coelho
                 Exato, para um coelhinho da Páscoa até que você sabe bastante coisa.
                 É que teve um ano que um livro sobre mim ficou em exposição numa livraria e do lado do livro tinha um livro do Sherlock Homes, quando a livraria fechava eu dava um pulinho no livro dele.
                 Legal, você me perguntou o que é afrodisíaco, se não me falhe a memória.
                 Exato.
                 Bem vem do grego aphrodisiakós. O que restaura as forças geradoras. Excitante dos apetites sexuais.
                 Então acreditavam que ele restaurasse a energia?- coelho
                 Por ai, mas agora é verdade isso, deixe eu voltar o assunto o chocolate além de possuir poderes revigorantes, melhorou agora coelho?
                 Sim, sim continue.
                 O chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. Alias, alem de afrodisíaco, o chocolate, já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano, pra não ter mais perguntas, profano vem do latim profanu, que não pertence à religião, ou contrario ao respeito devido a coisas sagradas, não sagrado, secular, leigo ou no mundo figurado estranho alheio a idéias ou conhecimentos sobre determinados assuntos. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o calo que o alimento possuía.
Chegando o século XX, os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo de chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E agora está satisfeito sobre o que te contei?
                 Estou sim, só não gostei que o ser humano transformou um gesto tão bonito em uma coisa mundana, não sei se esta é a melhor palavra, poxa Jesus morreu para nos salvar e todo mundo acha que a Páscoa é só ovos de chocolate e que o coelhinho é que trás eles.
                 Mas o ser humano é assim mesmo se não tem alguma imagem a se apegar ele não acredita ou perde rápido a fé que nem quando Moises liberta o seu povo (judeu) da escravidão do rei e atravessa com eles o mar vermelho e depois daquele dia em diante começam a celebrar a Páscoa que significava a passagem , a saída da escuridão para luz e...
                 Como assim eles atravessaram nadando o mar vermelho?- coelho da páscoa
                 Não, você nunca ouviu essa historia?
                 Não.
Bem, vou ter que contar a historia mesmo pra você entender os descendentes de Jacó tornaram-se muito numerosos no Egito. Chamavam-se a si próprios de filhos de Israel ou israelitas porque Jacó recebera de Deus o nome de Israel. Os estrangeiros chamavam-lhes de hebreus.
Passado muito tempo, houve no Egito um novo rei que não conhecia a história de José. Temendo que os filhos de Israel se tornassem demasiadamente poderosos, oprimiu-os com penosos trabalhos de construção e cultura. Por fim, prescreveu que se lançassem ao Nilo todos os seus filhos recém-nascidos.
Uma mãe israelita teve um filho. Como era muito lindo, escondeu-o durante três meses. Porém, não podendo conservá-lo oculto por mais tempo, tomou um cesto de junco betumado com resina e pez, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez...

"Era uma vez,outra historia assim vai começar e todos vocês, neste mundo encantando vão sonhar, é só escutar com atenção e viajar nas asas na imaginação e a alegria vai tomar o seu coração. " Música que embalou as historias que li quando era criança.