quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quarta-feira, 28 de Maio

Ironia ou cumulo? Quem ler que diga o que pode ser. Sair correndo como se o fim do mundo estivesse as suas costas para não perder o onibus, chegando à porta, qual a descepção? O motorista não estava no seu respectivo lugar de direito.

Quarta-Feira, 28 de Maio

As escolinhas esqueceram o significado do brincar na educação infantil. Apenas visão os lucros, crianças são mero clientes, então brincar não é na escolinha. O brincar delas é o brincar de cada aluno em seu espaço demarcado não pela criança, mas sim pelo professor, que esta ali para apenas ensinar, a parte afetiva fica em outro plano, com outra pessoa esse objetivo pra desenvolver. Inventar utilizando os móveis da sala, não pode, porque esta bagunçando a sala. Interagir com a professora, não pode, ela brincar com eles fazendo regras para que va contra os conflitos deles para que possam passar pela barreira do egocentrismo e outros processos entrarem em questão, não pode. Essa nova era de pseudos professores que fazem uma formação e acham,que tem o rei na barriga, são os professores não pode. Nao pode comer respeitando o ritmo de cada crianca, porque o horario dele, professor, esta perto, se as criancas demorarem vai se atrasar para sua alegria do dia que eh ir embora da escola e deixar a bomba pra outro. Nao pode brincar com jofos de regra, porque ja fazem educacao fisica, nao pode pensar sozinho, os conteudos ja foram planejados e estão num caderno, mesmo que o interesse do produto principal seja outro, tem que seguir, porque ja foi programado e as criancas tem que desenvolver o que o livro pede e nao o que necessitam.

Quarta-feira, 21 de Maio

Que bagunca!
Passos apressados pra chegar cedo na parada Angustia em esperar o danado do bus, se ele atrasar culpa do motorista que é lento Corrida pra quem entra primeiro e pega o melhor lugar Dentro um aperto, porque a necessidade de ganhar dinheiro é maior do que a respeitar os valores humanos Parecemos um gado a espera da porta abrir e sermos livres Olhares voltados para seus destinos no horizonte Relogio apressado, faz com que o motorista ande mais rapido O destino longe e o malvado do relogio esta com pressa hoje.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Quinta-Feira, 22 de Maio

A educacao tinha que vir de casa, ou seja, com limites, carinho, afeto, comer bem, sentar direito à mesa e a escola serviria apenas para ensinar o que os pais não estao habilitados, como conteudos pra desenvolver o cognitivo, motricidade fina como o traçado do nome, porque em casa tambem teria que haver um contato com esse mundo letrado. No entanto, nesse novo tempo tudo esta invertido, quero dizer, a escola ficou com a responsabilidade de tudo, ate mesmo alertar aos pais que a criança tem que tomar banho. Com essa inversão de papeis, ocorreu essa mudança na metodologia de ensinar, não ensinamos mais só os conteúdos necessarios para a criança atingir o objetivo esperado, temos que tambem educa-las pata conviver socialmente, interagir, ate que abracar o proximo é bom, dar carinho, limites, cuidar da higiene, afeto, tudo para a criança consiga ir além e atravessar as barreiras que sua propria familia lhe impôs, ou negou.

Segunda-Feira, 20 de Maio

Estou gostando dessa nova era, ser estranho é normal, ninguem te solta olhares inquisidores pra cima de voce por estar usando roupa que não combina, cabelo maluco ou qualquer outra coisa. Chega a ser divertido, porque não preciso mais ir numa festa a fantasia pra me esconder de tras de uma mascara e ser alguem que quero ser, tenho que simplesmente me vestir como quero e sair na rua, no maximo vai ter alguns olhares questionando, mas no resto vou passar desapercebida. Muito interessante mesmo, ser invisivel sem precisar de uma capa da invisibilidade.

terça-feira, 13 de maio de 2014

JRdim do ursinho pooh

Num dia de sol, o coelho passou pelo ursinho pooh e viu que ele estava muito triste.
- o que aconteceu pooh? Ele perguntou
- o leitao me deu esta flor...eu coloquei num vaso, achando que as abelhas viriam fazer mel... Mas acho que fiz alguma coisa errada!
O coelho examinou o vaso com a flor
-claro que fez! Voce colocou-a no vaso sem terra.- coelho disse
Coelho pegou um pacotinho de sementes de flores em seu cesto e ajudou pooh a plantar algumas delas na terra. Depois, eles marcaram o lugar com uma aquinha para pooh se lembrarvde onde tinha plantado as sementes. Entao Coelho fou correndi cuidar da sua propria horta de cenouras.
-ih que chato...! Disse pooh, olhando para o céu- Parece que vai chover!
Logo depois, coelho apareceu de novo, e quando viu pooh parou.
-o que voce esta fazendo?- ele perguntou, muito espantado
-ora, estou protegrndo as minhas sementes da chuva!- explicou o ursinho pooh.
- nã- nã- nã- não!- coelho ensinou- a chuva faz bem para as sementes! Elas precisam de agua para crescer! Todos os seres vivos precisam de agua!
- nossa, como voce é sabido!- disse pooh, admirado.
E fechou o guarda-chuva.
No outro dia fez sol de novo...e mais uma vez o Coelho passou pelo lugar em que eles tinham plantado as sementes de flores.
-pensei que voce tivesse fechado o guarda-chuva!- disse coelho, espantado.
- pois é, eu fechei...mas quando a chuva foi emvora, abri de novo para proteger as minhas sementinhas do sol!- pooh explicou
-aaai! Estou vendo que está na hora de outea aula sobre cuidados com as plantas!- suspirou o Coelho- veja só: para uma semente crescer, virar plantas e dar flores, ela precisa de três coisas: terra, agua e sol.
Bem depressa pooh fechou o guarda-chuva.
-bom, entao vou deixar as minhas sementes pegarem bastante sol!
Pooh abaixou-se e olhando para o lugar onde estava as sementes, perguntou:
- elas vão começar a crescer logo, não é?
Coelho bateu com a mão na testa:
- todas as plantas também precisam de mais uma coisa importantíssima. Voce sabe o que é?
O ursinho , ingênuo, que só pensava em mel, coçou a cabeça e perguntou:
- mel?
-não!- coelho disse- elas precisam de tempo. Precisam de tempo para crescer! Por que voce não vai fazer outra coisa...e depois volta, daqui a alguns dias, para ver se as flores já começaram a crescer?
Alguns dias depois, pooh levou leitão pra ver onde ele tinha plantado as sementes. E não é que as sementinhas tinham brotado!
- voce conseguiu, pooh!- exclamou admirado, o amiguinho.
- pois é... - pooh explicou cheio de modestia.- elas só precisam de terra, agua e sol. Ah... E um poquimho de tempo!
Ele olhou para as mudinhas.
-acho que as minhas plantinhas ainda vão precisar de mais tempo para crescer e se tornar grandes flores.
Pooh esfregou a sua barriguinha e continou:
- isso quer dizer que ainda demora algum tempo para as  abelhas virem ate fazer o mel!
De repente, ele teve uma ideia e disse muito contente
-enquanto esperamos, vamos passar na casa do coelho para comer um pouco de mel!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sexta-feira, 16 de Maio

Cruzes
Que descaso com a educacao. Crianças viraram meros clientes de onde provem o lucro.
Estagiarias, são descartáveis, porque qualquer momento pode entrar outra no lugar, são seres sem capacitação para ensinar,digamos, pedagogicamente, que por isso "não influenciam em nada" na vida dos alunos que passam em suas mãos, sem contar com a falta de preparo e interesse pela prática pedagogica do dia a dia, com isso os conflitos que esses alunos  expoe tão claros como a agua não sabe lidar ou até mesmo não percebe. Nesta passadas de varias pessoas nas vidas deles, o que sera que pode causar em seus pequenos mundos não ligados totalmente a realidade que os toca?i

Quarta-feira, 07 de Maio

Que falta que senti destes tempinhoa dentro do bus , pra organizar meus pensamentos e conversar comigo mesma. Achei que tinha virado outra pessoa, mas na verdade apenas a guardei nas inumeras gavetas minhas, que um simples pensamento a fez abrir novamente e meu mundo que girava incessante, dominuiu a velocidade e pude assim prestar atencao melhor no q passava ao meu redor e descobrir q tudo q estava fora de foco, era pelo simples movimento que eu estava sem controle dos meus proprios pensamentos.
Valeu carrossel maluco chamado vida ter diminuido a velocidade e nao me feito descer quando pedi e nao aguentava mais a tontera.

Segunda-feira, 05 de Maio

Que coisa mais estranha, voltei a sentir as coisas ao meu redor novamente, a diferenca que vieram com mais forca. To com pouquinho de medo delas me fazerem mudar. Mas acho q estou nais forte q antes, nao vai ser mais qlqr coisinha q vai me abalar e me tirar do eixo.
> Pois agora sim, depois de tanto tempo procurando, tropecando, me machucando achei algo que nao se esgota, de ond tiro a forca pra continuar firme e seguir em frente. Sempre via so em telas luminosas e em vidas dobradas pretas e brancas, mas agora estou sentindo todas as suas cores, sabores, cheiros, arrepios, calafrios, lagrimas qye brotam de alegria no simples fato de pensar. O intrigante é que todos esses sentimentos, sentidos q usam, me fazem bem, ou melhor, quanto mais eu uso mais consigo usufruir e aumentar potencialmente.

Era uma vez...

"Era uma vez,outra historia assim vai começar e todos vocês, neste mundo encantando vão sonhar, é só escutar com atenção e viajar nas asas na imaginação e a alegria vai tomar o seu coração. " Música que embalou as historias que li quando era criança.